_edited.png)
_edited.png)
Cultura, História e Vida às Margens do Guaíba
PARQUES
Porto Alegre é reconhecida como uma das capitais mais arborizadas do Brasil e do mundo, ostentando o título de "Cidade Global das Árvores".
É uma capital que respira cultura, história e natureza. Em meio ao ritmo urbano, seus parques oferecem pausas necessárias, espaços para contemplação, esporte, encontros e conexão com o meio ambiente. A cidade é privilegiada com áreas verdes que encantam moradores e visitantes – verdadeiros refúgios ao ar livre.
ORLA DO GUAÍBA

A Orla do Guaíba é o coração pulsante de Porto Alegre quando o assunto é beleza natural, lazer e encontro com a cidade. Às margens do majestoso lago moradores e visitantes se reúnem para caminhar, pedalar, praticar esportes ou simplesmente contemplar o pôr do sol, que já foi eleito um dos mais bonitos do mundo. É um cartão-postal em constante renovação.
Nos últimos anos, a Orla passou por um processo de revitalização que transformou a paisagem urbana e a relação dos porto-alegrenses com esse espaço. O trecho 1 da nova orla, projetado pelo renomado arquiteto Jaime Lerner, conta com ciclovia, pista de caminhada, espreguiçadeiras, áreas para descanso e equipamentos esportivos. Tudo isso com vista para o Guaíba, emoldurado por palmeiras e um horizonte de cores vibrantes ao entardecer. Mais que um espaço público, um ponto de encontro. É uma conexão entre natureza, cultura e memória.
Também conecta importantes símbolos da cidade, como o histórico Gasômetro (hoje revitalizado como centro cultural), o Parque Marinha do Brasil, o Cais Embarcadero e a Fundação Iberê Camargo. É um corredor urbano que une cultura, natureza e história.
A Orla do Guaíba é onde a cidade se reconhece, se reencontra e se apaixona por si mesma. É onde a pressa desacelera e os olhos se voltam para o céu, tingido de laranja, rosa e dourado, em um espetáculo diário e gratuito. Quem vive em Porto Alegre sabe: é impossível não se emocionar diante do pôr do sol do Guaíba.
PARQUE FARROUPILHA - REDENÇÃO

É o mais emblemático de Porto Alegre. Localizado na região central, o Parque Farroupilha, conhecido carinhosamente como Redenção, é um espaço democrático, cultural e afetivo da cidade. Aos domingos, abriga o tradicional Brique da Redenção, feira de artesanato, antiguidades e gastronomia. O parque conta com lago, pedalinho, ciclovia, área para piquenique, brinquedos infantis, auditório ao ar livre e muita sombra boa sob árvores centenárias.
PARQUE MARINHA DO BRASIL

Com grande área aberta e plano, o Marinha é ideal para esportes: skate, futebol, ciclismo, patins, corrida e até atividades náuticas na parte que margeia o Guaíba. Localizado próximo à Orla, é um dos maiores parques da cidade e conta com quadras esportivas, pistas e um monumento em homenagem aos Açorianos.
PARQUE MAURÍCIO SIROTSKY SOBRINHO - HARMONIA

Localizado na Praia de Belas, à beira do Guaíba e próximo ao Arroio Dilúvio, ele forma um amplo cinturão verde junto ao Parque Marinha do Brasil .
O parque Harmonia oferece lazer variado, esportes, trilhas urbanas, churrasqueiras ao ar livre, galpão crioulo (Estância da Harmonia), canchas de bocha, pista para aeromodelismo e tanque para nautimodelismo. Além disso, há espaços para futebol de areia, vôlei, playgrounds infantis e ponto de pesca. Com estacionamento e acessibilidade, é muito frequentado por famílias e esportistas.
O parque tem tradição e cultura, centro de festas gaúchas e forte identidade regional, pois é palco anual do Acampamento Farroupilha, evento que homenageia a Revolução Farroupilha com quase 400 piquetes entre CTGs e entidades tradicionalistas, realizado geralmente entre 7 e 20 de setembro.
Possui vista para o Guaíba, um cenário perfeito para passeios e finais de tarde.
PARQUE MOINHOS DE VENTO - PARCÃO

O Parque Moinhos de Vento, conhecido como Parcão, é uma área verde de 11,5 hectares localizada no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. É um dos principais pontos turísticos da cidade, oferecendo diversas opções de lazer e atividades ao ar livre.
O nome do parque vem do século XVIII, quando um moinho de vento foi instalado na região pelo mineiro Antônio Martins Barbosa. Antes de se tornar um parque, o local abrigou um hipódromo, o Prado Independência, que funcionou de 1854 a 1959. Em 1972, o local foi oficialmente transformado no Parque Moinhos de Vento.
O Parque possui quadras de vôlei, futebol e beach tennis, aparelhos de ginástica, patinação, jogging e caminhada, espaços para crianças: playground e cachorródromo. Áreas verdes com mais de 117 espécies vegetais, incluindo ipês-roxos, e um lago artificial com tartarugas, peixes e aves. Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah, com cerca de mil livros, e o Moinho Açoriano, réplica do moinho original e o Monumento Castelo Branco e o letreiro.
O Parcão é um refúgio natural no meio da cidade, perfeito para relaxar, se exercitar ou passar tempo com a família e amigos.
PARQUE PONTAL

O Parque Estadual do Pontal da Barra é um importante espaço de lazer e conservação ambiental em Porto Alegre. Localizado na zona sul da cidade, o parque oferece trilhas para caminhada, áreas para piquenique e uma vista incrível do Lago Guaíba e o Pontal Shopping.
Uma área de proteção ambiental com vegetação nativa e fauna local, trilhas para caminhada e observação da natureza, áreas para piquenique e lazer ao ar livre e com vista panorâmica do Lago Guaíba. Conservação da biodiversidade local. Oportunidade para educação ambiental e atividades de lazer sustentável. Espaço para recreação e contato com a natureza.
O Parque Estadual do Pontal da Barra é um ótimo local para quem busca conectar-se com a natureza e desfrutar de atividades ao ar livre em Porto Alegre!