top of page
ATRAÇÕES TURÍSTICAS EM PORTO ALEGRE

BRIQUE DA REDENÇÃO

Entre os espaços públicos mais movimentados está o Parque Farroupilha, também chamado de Redenção. Localizado na região central da cidade, o parque com certeza é um dos motivos pelos quais Porto Alegre é considerada uma das capitais mais arborizadas do Brasil.

Os moradores tomam chimarrão, brincam com seus pets e passam a tarde ao ar livre. Nos sábado de manhã, tem uma feira orgânica na rua José Bonifácio. Aos domingos, tem o Brique  da Redenção, a mais famosa feira de artesanato e antiguidades.

pexels-karolina-grabowska-4207892.jpg
240_F_491573168_AjnL7afJF0TDCmPXjxfwhj1m6J0bzgUU.jpg

CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA

​Um dos mais importantes centros culturais de Porto Alegre, a Casa de Cultura Mario Quintana, localizada no Centro Histórico, já foi um hotel. Desta época, o que sobrou foi o quarto do poeta gaúcho Mario Quintana, com seus pertences ainda postos sobre os móveis. Os demais cômodos viraram salas que hoje abrigam biblioteca, espaço de estudo, cursos variados e salas de cinema. No último andar, os visitantes encontram ainda o Lola Bar, restaurante de tapas, onde tem uma bela vista do Guaíba.

pexels-karolina-grabowska-4207892.jpg
240_F_612177824_o8CbGudsQ2LCLhtAWgtLSFlay0jtdl7u.jpg

CATEDRAL METROPOLITANA

É um dos maiores e mais importantes monumentos da capital do Rio Grande do Sul. A Catedral Metropolitana de Porto Alegre teve a primeira missa em 1922, mas os próximos anos ainda teriam mais obras e remodelações. Os vitrais e os mosaicos são de fato o que mais sobressai: na fachada, o material brilhante utilizado tem cristal de Murano, com cerca de dez mil nuances.

pexels-karolina-grabowska-4207892.jpg
240_F_180626649_7X0PRGTbXsAb5svSRSlFM1ujHPOhTH1Q.jpg

CAIS EMBARCADERO

O Cais Embarcadero é um complexo de lazer e gastronomia localizado às margens do Lago Guaíba, no centro histórico de Porto Alegre. É um espaço que combina lazer, cultura e gastronomia, com uma vista incrível do lago e da cidade. Foi inaugurado com o objetivo de recuperar os armazéns históricos do cais e criar um espaço de lazer e entretenimento para a cidade. Possui mais de 15 opções de restaurantes e bares, incluindo opções de comida italiana, japonesa, brasileira e muito mais. 

pexels-karolina-grabowska-4207892.jpg
240_F_495332822_1fyl2Q61nawcXV04zUE5g2ie9iLQjVXW.jpg

CENTRO HISTÓRICO

Localizado às margens do Lago Guaíba, o Centro Histórico reúne boa parte das principais atrações de Porto Alegre. Entre o Mercado Público e a Usina do Gasômetro, estão a Praça da Alfândega onde se situam os museus Farol Santander e o MARGS, além da famosa Rua da Praia, que concentra um grande número de lojas e a Casa de Cultura Mario Quintana. No Centro Histórico também está a Praça da Matriz, o Palácio Piratini e a Assembleia do Estado, além da Catedral Metropolitana e do Teatro São Pedro.

pexels-karolina-grabowska-4207892.jpg
240_F_454217206_XgkB4GxpFKFbh3bYsasQG1OhGBccxtli.jpg

CHURRASCARIAS TRADICIONAIS

Reservar um almoço para provar um autêntico churrasco gaúcho. A capital é repleta de boas churrascarias. Tem para todos os estilos, gostos e bolsos! Nas mais turísticas, como a Galpão Criolo e a 35 CTG, o churrasco é servido em meio a atrações culturais diversas: que vão desde danças a shows surpreendentes com boleadeiras. Entre as mais frequentadas pelos porto-alegrenses estão as clássicas churrascarias Giovanaz, a Costela no Roletchê e o Barranco.

pexels-karolina-grabowska-4207892.jpg
Fatiando picanha

COMPLEXO SKATEPARK

O Complex Skatepark é um espaço múltiplo. Conhecido como Complex pelos porto-alegrenses, o complexo conta com pista de skate, coworking, espaço para eventos e diversas opções gastronômicas que atendem qualquer pedido, pois vão de burgers e parrillas, passando pela comida mexicana, pizza e sushi — impossível não agradar a todos! Além disso, o lugar é lindo e super agradável, ideal para encontrar os amigos no final de tarde ou final de semana.

pexels-karolina-grabowska-4207892.jpg
complex.jpg

CONHECER O GAMBRINUS

No centrão de Porto Alegre, em um dos espaços dentro do emblemático Mercado Público da capital gaúcha, está um dos restaurantes mais antigos do Brasil. É o Gambrinus, fundado em 1889, mesmo ano em que a República foi instaurada no país. Com o cardápio voltado para a culinária portuguesa, um dos pedidos clássicos por lá é o Bacalhau à Gomes de Sá. Durante a semana, o restaurante tem sugestões do dia, que vão desde feijoada e língua ensopada à tainha recheada com camarão.

pexels-karolina-grabowska-4207892.jpg
2017-09-01.jpg

CURTIR À NOITE

As ruas dos bairros Bonfim, Cidade Baixa e o Moinhos de Vento, costumam ser lembrados como importantes pontos para curtir à noite em Porto Alegre. Mas é verdade também que os bares e casas noturnas porto-alegrenses estão cada vez mais dispersos em várias regiões da cidade. Há importantes bares e casas de shows.

pexels-karolina-grabowska-4207892.jpg
Bartender Cocktail de derramamento

JARDIM BOTÂNICO

O Jardim Botânico de Porto Alegre é um espaço verde da cidade brasileira de Porto Alegre e um Patrimônio Cultural do estado do Rio Grande do Sul. Inaugurado em 10 de setembro de 1958, em 1974 foi absorvido pela Fundação Zoobotânica, um órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, passando a desenvolver relevante atividade científica e educativa, além de o parque se tornar uma importante área de lazer para a população, recebendo em média 65 mil visitantes por ano.

pexels-karolina-grabowska-4207892.jpg
Bem-vindos_Jardim_Botânico.jpg

MARGS

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) foi Instituído pelo governo do Rio Grande do Sul em 1954, sob a direção de Ado Malagoli, logo reuniu expressivo acervo e assumiu um papel de destaque no cenário artístico sulino, sendo um dos responsáveis pela consagração definitiva do Modernismo entre os gaúchos. Desde então, o MARGS vem aprimorando suas funções e afirmando sua posição no panorama museológico brasileiro como o maior e mais importante acervo público de arte gaúcha.

pexels-karolina-grabowska-4207892.jpg
240_F_538235071_NASXLtkJpJfNwxdnPqkd6n1pzYSYR2pt.jpg

                   MERCADO PÚBLICO

Inaugurado em 1869, o Mercado Público de Porto Alegre segue sendo um dos principais centros de compras – principalmente de alimentos. O prédio faz parte do Patrimônio Histórico da capital gaúcha, suas bancas vendem produtos tradicionais do Rio Grande do Sul, como cuias, diferentes tipos de erva-mate, charque e outras iguarias e lembrancinhas tipicamente gaúchas. Almoçar em um dos restaurantes, que servem os mais variados gostos: comida japonesa, macrobiótica, portuguesa e a la minuta.

pexels-karolina-grabowska-4207892.jpg
1000_F_394115437_50E5PY9OGydbRdWjWIzAV3iiLuS8ZiVV_edited.jpg

MUSEU DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PUC

O museu foi inaugurado em 9 de dezembro de 1998. É o único museu interativo de ciências naturais da América Latina e um dos melhores do mundo, oferecendo atividades para pessoas de todas as idades e apresenta atrações divididas por áreas - universo, terra, meio ambiente e homem. A área de exposição permanente para o público conta com cerca de 700 experimentos interativos. O visitante pode participar ativamente de experimentos que resultam no conhecimento científico atual.

pexels-karolina-grabowska-4207892.jpg
2019_06_13_-_MCT_-_Exposição-6762.jpg

MUSEU IBERÊ CAMARGO

Projetado pelo famoso arquiteto português Álvaro Siza, a Fundação Iberê Camargo reúne obras do importante artista plástico gaúcho Iberê Camargo, além de abrigar exposições itinerantes. De dentro, os blocos de concreto que forma o moderno prédio são recortados por pequenas janelas de vidro, de onde é possível espiar o Guaíba, logo ali à frente. De quebra, no primeiro piso há um café, que serve refeições, lanches e uma belíssima vista. Boa pedida para assistir ao pôr do sol no fim da tarde!

pexels-karolina-grabowska-4207892.jpg
m_foto.jpg

NAVEGAR A BORDO DO CISNE BRANCO

Os que desejam ter uma vista mais panorâmica da cidade podem ingressar na embarcação Cisne Branco, considerado um espaço cultural flutuante, que realiza passeios pelas águas do Guaíba desde 1978. Com uma hora de duração, o tour percorre as principais ilhas do Guaíba à medida em que conta um pouco da história de Porto Alegre.

pexels-karolina-grabowska-4207892.jpg
o-que-fazer-em-porto-alegre-gasometro4-1-820x462.jpg

PASSEAR PELA ORLA DO GUAÍBA

Os porto-alegrenses são muito orgulhosos do espetáculo que é o pôr do sol às margens do Lago Guaíba. Nos fins de semana, a avenida que costeia o lago, a Beira-Rio, é fechada para carros e dá espaço a ciclistas, skatistas, pedestres e moradores em geral, contemplam o sol desaparecer no horizonte. Junto à orla do Guaíba, tem o centro cultural Usina do Gasômetro. Outro lugar que merece ser visitado é o Cais Embarcadero, um espaço de entretenimento e gastronomia às margens do Guaíba.

pexels-karolina-grabowska-4207892.jpg
240_F_462296070_WaJTdN9lhJH5fLQdjeevMtjkw2M7yvNV.jpg

PASSEAR COM LINHA TURISMO

A Linha Turismo oferece city tour a bordo de um ônibus de dois andares, com piso superior panorâmico. O roteiro do Centro Histórico tem atrativos históricos, arquitetônicos e culturais da região mais central, onde a cidade nasceu, passando por importantes pontos como a Praça da Matriz, a Usina do Gasômetro, as margens do lago Guaíba e o Parque da Redenção.

pexels-karolina-grabowska-4207892.jpg
imagem134153_edited.jpg

THEATRO SÃO PEDRO

Fundado em 1858, o Theatro São Pedro é o mais antigo de Porto Alegre e foi palco de alguns dos principais espetáculos que já passaram pela capital gaúcha. O prédio tem características neoclássicas e o interior conta com pé direito bastante alto e três galerias circundantes – um lugar bastante bonito para assistir a um teatro, espetáculo de dança ou de música.

pexels-karolina-grabowska-4207892.jpg
TSPedro-PortoAlegre.jpg

© 2025 by Bless Comunicação e Arte.Todos os direitos reservados.

bottom of page